Testes iniciais indicam uma redução de até 12º na superfície externa e um interior 5º mais fresco em modelos com a pintura.
A Nissan, em parceria com a empresa especialista em produtos de resfriamento radiativo Radi-Cool, cria uma tinta automotiva inovadora com o objetivo de reduzir a temperatura interna de veículos, principalmente em dias quentes e, assim, reduzir o consumo de energia do sistema de ar-condicionado.
Segundo a montadora, a pintura incorpora metamateriais, que são compostos sintéticos com estruturas que apresentam propriedades normalmente não encontradas na natureza e que se comportam de acordo com suas estruturas e não em função de suas composições materiais.
A japonesa afirma ainda que o projeto em parceria com a Radi-Cool faz parte da busca por inovações diferenciadas que potencializem as viagens e ajudem a criar uma sociedade mais limpa e mais sustentável. Em novembro de 2023, a Nissan iniciou um teste de viabilidade de um ano no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, no Japão.
A tinta fria foi aplicada em um veículo NV100 operado pelos serviços aeroportuários da All Nippon Airways (ANA), com a colaboração da administração do aeroporto e da Radi-Cool. Com a sua grande pista aberta, o aeroporto proporciona o ambiente perfeito para realizar avaliações reais do desempenho da tinta sob um ambiente exposto a altas temperaturas.
De acordo com a marca, embora ainda esteja em fase de testes, os resultados até o momento têm sido impressionantes. Estacionado lado a lado sob o sol, um veículo tratado com a pintura fria apresentou redução de até 12º nas temperaturas da superfície externa e um interior mais fresco em até 5º, em comparação a um veículo com pintura tradicional.
O desempenho de resfriamento da tinta é particularmente perceptível quando um veículo fica estacionado ao sol por um longo período. Uma cabine mais fria não é apenas mais agradável de entrar, mas também requer menos tempo de funcionamento do ar-condicionado para resfriar o habitáculo a uma temperatura confortável. Isso ajuda a reduzir a carga do motor ou, no caso de um veículo elétrico, a consumir menos energia das baterias. Em ambos os casos, espera-se uma melhoria na eficiência, bem como no conforto para os ocupantes.
O metamaterial incorporado à pintura fria apresenta duas partículas de microestrutura que reagem à luz. Uma partícula reflete os raios infravermelhos próximos da luz solar, que normalmente causariam vibrações em nível molecular dentro da resina da tinta tradicional para produzir calor.
A segunda partícula cria ondas eletromagnéticas, que neutralizam os raios solares, redirecionando a energia do veículo para a atmosfera. Combinadas, as partículas da pintura fria reduzem a transferência de calor para superfícies como o teto, capô, portas e painéis.
Fonte: https://diariodopoder.com.br/diario-motor/nissan-cria-tinta-automotiva-especial-que-
reduz-temperatura-em-carros