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Nissan cria tinta automotiva especial que reduz temperatura em carros
Nissan cria tinta automotiva especial que reduz temperatura em carros

Testes iniciais indicam uma redução de até 12º na superfície externa e um interior 5º mais fresco em modelos com a pintura.

A Nissan, em parceria com a empresa especialista em produtos de resfriamento radiativo Radi-Cool, cria uma tinta automotiva inovadora com o objetivo de reduzir a temperatura interna de veículos, principalmente em dias quentes e, assim, reduzir o consumo de energia do sistema de ar-condicionado.

Segundo a montadora, a pintura incorpora metamateriais, que são compostos sintéticos com estruturas que apresentam propriedades normalmente não encontradas na natureza e que se comportam de acordo com suas estruturas e não em função de suas composições materiais.

A japonesa afirma ainda que o projeto em parceria com a Radi-Cool faz parte da busca por inovações diferenciadas que potencializem as viagens e ajudem a criar uma sociedade mais limpa e mais sustentável. Em novembro de 2023, a Nissan iniciou um teste de viabilidade de um ano no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, no Japão.

A tinta fria foi aplicada em um veículo NV100 operado pelos serviços aeroportuários da All Nippon Airways (ANA), com a colaboração da administração do aeroporto e da Radi-Cool. Com a sua grande pista aberta, o aeroporto proporciona o ambiente perfeito para realizar avaliações reais do desempenho da tinta sob um ambiente exposto a altas temperaturas.

De acordo com a marca, embora ainda esteja em fase de testes, os resultados até o momento têm sido impressionantes. Estacionado lado a lado sob o sol, um veículo tratado com a pintura fria apresentou redução de até 12º nas temperaturas da superfície externa e um interior mais fresco em até 5º, em comparação a um veículo com pintura tradicional.

O desempenho de resfriamento da tinta é particularmente perceptível quando um veículo fica estacionado ao sol por um longo período. Uma cabine mais fria não é apenas mais agradável de entrar, mas também requer menos tempo de funcionamento do ar-condicionado para resfriar o habitáculo a uma temperatura confortável. Isso ajuda a reduzir a carga do motor ou, no caso de um veículo elétrico, a consumir menos energia das baterias. Em ambos os casos, espera-se uma melhoria na eficiência, bem como no conforto para os ocupantes.

O metamaterial incorporado à pintura fria apresenta duas partículas de microestrutura que reagem à luz. Uma partícula reflete os raios infravermelhos próximos da luz solar, que normalmente causariam vibrações em nível molecular dentro da resina da tinta tradicional para produzir calor.

A segunda partícula cria ondas eletromagnéticas, que neutralizam os raios solares, redirecionando a energia do veículo para a atmosfera. Combinadas, as partículas da pintura fria reduzem a transferência de calor para superfícies como o teto, capô, portas e painéis.

Fonte: https://diariodopoder.com.br/diario-motor/nissan-cria-tinta-automotiva-especial-que-
reduz-temperatura-em-carros

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